CDU Autárquicas 2021.jpg

Boa noite caros companheiros e amigos!

As minhas primeiras palavras são para, em nome do Partido Ecologista Os Verdes saudar os companheiros do Partido Comunista Português, e todos os independentes que fazem parte desta grande coligação que é a CDU.

Companheiros e amigos,

Estamos de novo perante Eleições Legislativas que são fruto de um desejo enorme do PS de alcançar uma maioria absoluta e ficar livre para praticar a política mais à direita com a qual se identifica e que nos últimos 6 anos foi obrigado a contrariar.

E vamos a eleições porque o senhor Presidente da República resolveu chantagear os partidos, tentando que votassem num Orçamento do Estado que não respondia às necessidades das pessoas e do país.

Companheiros e amigos,

Nas próximas semanas continuaremos a ser confrontados com a opção pelo voto contra no Orçamento do Estado. Muitas eram as dúvidas, que se estão a dissipar a cada entrevista que certos protagonistas vão dando, com a afirmação de que o caminho é a maioria PS, de que o sonho do Presidente da República em formar um bloco central se vai concretizar.

Mas cá estaremos para esclarecer os  portugueses de que a solução passa pelo reforço da CDU na Assembleia da República, com candidatos que conhecem a realidade do distrito de Viseu, que conhecem a realidade do país.

Os candidatos dos Verdes transportam para a nossa Coligação a força e a entrega na luta por um país melhor, por um país mais sustentável, por um país ambiental e socialmente mais justo.

Nos últimos dois anos fomos confrontados com um vírus que deixou a nu todas as dificuldades resultantes do desinvestimento de anos nos serviços públicos, que foi mais vincado durante o Governo PSD/CDS.

Não fomos surpreendidos porque os partidos que compõem a CDU sempre denunciaram esse caminho e se bateram por mais e melhores serviços públicos.

Perante as dificuldades impostas pela pandemia era necessário apresentar ao país um caminho que permitisse a recuperação das micro, pequenas e médias empresas, que tem sido esquecidas, era primordial reforçar o SNS, era essencial reforçar os cuidados primários reabrindo centros de saúde, restabelecendo serviços, repondo e alargando horários, que passa indubitavelmente por investimento no SNS com a contratação de mais profissionais de saúde e assistentes operacionais, era exigido uma resposta de lares para os idosos da responsabilidade do Estado.

Muitas são as respostas que os portugueses precisam e que Os Verdes consideraram necessário dar em 5 eixos essenciais.

A urgência de travar as alterações climáticas; cuidar dos nossos Recursos Naturais; reduzir a pobreza; fortalecer os serviços públicos e dar um forte apoio à produção nacional.

Dentro destes 5 eixos apresentámos ao Governo as primeiras 15 propostas, e da parte do PS apenas recebemos a aceitação de uma delas, mesmo que algumas não tivessem grandes reflexos na despesa, como por exemplo, abastecer as cantinas públicas com produtos provenientes da agricultura familiar e biológica e fomentar os circuitos curtos de proximidade e dos mercados locais.

O PS utilizou esta estratégia de vitimização como meio para tentar uma maioria absoluta. Os portugueses ainda têm bem na memória em quê que se traduziram as maiorias absolutas.

Partimos, assim, para estas eleições com a noção do que o país e os portugueses necessitam de medidas que apresentámos e que repetidamente são rejeitadas pelo PS, PSD e CDS.

Caros companheiros e amigos,

Viseu tem dos concelhos mais despovoados e empobrecidos do país!

É, pois, tempo de proteger socialmente quem não consegue encontrar trabalho, nem tem acesso ao subsídio de desemprego.

É, particularmente, tempo de olhar para as alterações climáticas com medidas, com ações concretas, terminando de vez com as promessas de que é possível a longo prazo travá-las ou mitigá-las.

É tempo de reforçar efetivamente a rede de transportes públicos no distrito de Viseu, a preços socialmente justos, que continua a resumir-se praticamente ao transporte escolar.

É tempo ligar a cidade de Viseu à rede ferroviária Nacional, reforçar os horários na Linha da Beira Alta e pugnar por uma ligação a Aveiro.Viseu precisa urgentemente do comboio!

Mas aqui em Viseu estamos habituados a ver o comboio apenas nas linhas dos programas eleitorais do PS e PSD! Promessas em tempo de eleições que não nos servem!

É tempo de abolir as portagens nas ex-SCTUT’s A23, A24 e A25, permitindo não só garantir a mobilidade da população como dinamizar o tecido produtivo e a economia local.

É tempo de reconverter a floresta para espécies autóctones, e de apoiar o arranque de eucaliptos espontâneos, nas áreas ardidas com os grandes incêndios de 2017 mas ao contrário, admite-se a possibilidade de se continuar a apoiar a monocultura.

É tempo de garantir a qualidade da água dos nossos rios  como é o caso do Vouga, do Dão e Mondego, com mais apoios e fiscalização, recuperando a carreira de guarda rios impedindo que os ribeiros se transformem em esgotos a céu aberto.

É tempo de travar a exploração desenfreada de lítio, que o Governo PS quer levar adiante contra a vontade das populações, comprometendo a sustentabilidade do nosso futuro.

Caros amigos e companheiros,

Há um longo caminho a percorrer para consolidar direitos e medidas conquistadas durante os últimos anos, sem voltar atrás. Os eleitores saberão que o determinante para continuar o caminho é o reforço da CDU.

Porque o voto na CDU tem, efetivamente, um triplo resultado político: fechar a porta à direita, travar a maioria absoluta do PS e garantir para Portugal propostas e soluções ambiental e socialmente justas e concretas.

Em janeiro o voto útil é na CDU, o voto que garante a certeza de um projeto sério que visa servir as populações do distrito de Viseu!

Viva a CDU!

Viseu, 18 de Dezembro de 2021