Imprimir
Categoria: Comissão Distrital da CDU

https://c7.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/G8c1847a2/22062537_tTrFR.jpeg

 

MARIA TERESA DE ALMEIDA CRUZ

 

Nasceu em Mangualde no dia 23 de Abril de 1940

Fez em Mangualde a Instrução Primária e o Ensino Secundário no Colégio de S José e Santa Maria.

1964- No seu 3º Ano de Faculdade foi professora nos Colégios Masculino e Feminino de Tondela e na Escola Industrial e Comercial de Campo de Besteiros.

1967- Termina a Licenciatura em Filologia Germânica (curso de 5 anos).

1969 a 1973- Colocada na Escola Dr. António da Costa, em Almada. 

1973 a 1975 – Regressada a Mangualde foi colocada na Escola Industrial e Comercial , secção de Viseu em Mangualde.

1975/1976 – Estágio Clássico do 9º Grupo na Escola Emídio Navarro em Viseu.

1976/1977  - Colocada na Escola Secundária de Mangualde . 

                        - Nomeada Interlocutora de Avaliação com o Grupo de Avaliação da Direcção Geral do Ensino Secundário.

1978- Já Professora Efectiva exerceu, durante vários anos, cargos e actividades entre os quais:

1986/1988 – Após concurso, foi requisitada para exercer funções de Orientadora Pedagógica a Professores na Escola Superior de Educação em Viseu.                                                                                                                  

1991/ 1993 – Após ter sido aprovada em exame escrito, foi admitida a fazer Pós-graduação em Administração Escolar na Escola Superior de Educação do Porto, com equiparação a bolseira, que termina com a classificação de 18 valores.

1998/2000 - Nomeada pela Coordenação da Área Educativa (CAE) para Presidente da Comissão Instaladora da Escola que, sob sua proposta, viria a ser designada por ANA DE CASTRO OSÓRIO, em Mangualde.

2000 - Após aquela Presidência solicitou a sua passagem à situação de Reforma.

Ao longo da sua actividade, como professora, frequentou diversos cursos de Língua inglesa em Universidades do Reino Unido, sendo de salientar o curso na Universidade de ABERDEEN na Escócia, onde foi representar a zona centro do país, após ter ganho uma bolsa pela apresentação de um trabalho em Língua Inglesa na Internacional Chouse.

2003 a 2005- Assumiu entusiasticamente a criação da UNIVERSIDADE SÉNIOR do ROTARY CLUB DE MANGUALDE, sendo nomeada sua Presidente.

Em homenagem ao seu labor e méritos pedagógicos, a Escola Ana de Castro Osório, que fundou e exemplarmente dirigiu, atribuiu o seu nome a uma Rua do Estabelecimento Escolar.

 

ACTIVISMO POLÍTICO

Esteve sempre em ligação com a organização clandestina do PCP antes do 25 de Abril, assumindo um papel destacado nas lutas estudantis na Universidade de Coimbra.

Depois do 25 de Abril integrou sempre as listas autárquicas promovidas pelo PCP, sendo eleita para a Assembleia Municipal de Mangualde em três mandatos onde foi a porta-voz da então APU, hoje CDU.

Nesse órgão, apresentou construtivamente muitas propostas que aprovadas e postas em prática, dignificaram a vida dos mangualdenses e viu rejeitadas outras que, se aceites, teriam contribuído para que se vivesse melhor naquele concelho.

Mangualde, 1 de Julho de 2017