Recomendação
Maria Teresa de Almeida Cruz tem um lugar cimeiro na plêiade de Mulheres de Abril. Mulheres de grande coragem e convicção, que nunca viraram a cara à luta que sem tréguas travaram em prol da liberdade, da democracia e de um Portugal mais justo.
Uma mulher que é um exemplo de intervenção cívica e política cujo currículo evidencia o exemplar trabalho desenvolvido em prol da educação, pilar imprescindível à democracia, à emancipação e realização humanas.
Durante vários anos desempenhou vários cargos e actividades que nos abstemos de referir por constarem do currículo em anexo.
Depois do 25 de Abril integrou sempre as listas autárquicas promovidas pelo PCP, sendo eleita para a Assembleia Municipal de Mangualde em vários mandatos.
Nesse órgão, apresentou construtivamente muitas propostas que aprovadas e postas em prática, dignificaram a vida dos mangualdenses e viu rejeitadas outras que, se aceites, teriam contribuído para que se vivesse melhor naquele concelho.
Em homenagem ao seu labor e méritos pedagógicos, a Escola Ana de Castro Osório, que fundou e exemplarmente dirigiu, atribuiu o seu nome a uma Rua do Estabelecimento Escolar.
Nos termos do Regulamento dos Galardões Municipais de Mangualde, propomos que Câmara Municipal de Mangualde atribua à mangualdense Maria Teresa de Almeida Cruz a Medalha de ouro da cidade de Mangualde.
Mangualde, 29 de Junho de 2021
O eleito da CDU na Assembleia Municipal de Mangualde
Fernando Campos