Candidatos OFR 2021-06.jpg

No próximo domingo, dia 27 de junho, pelas 16.00h, na Praça Luís Bandeira, perto do Museu Municipal, a CDU – Coligação Democrática Unitária, PCP-PEV, realizará uma sessão pública de apresentação dos seus primeiros candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal de Oliveira de Frades.

A CDU – Coligação Democrática Unitária, que integra o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista Os Verdes torna público que apresentará nas próximas eleições autárquicas, como primeiros candidatos à Câmara Municipal de Oliveira de Frades, Miguel Martins e à Assembleia Municipal, Fátima Santos.

Miguel Martins, de 42 anos, Geógrafo, com pós graduação em Gestão do Território, é natural de Paredes de Gravo (Pinheiro). Trabalhou na gestão florestal e na Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões. Membro do Conselho e da Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista Os Verdes (PEV), foi candidato à Assembleia da República nas eleições legislativas de 2009, 2011 e 2015, pelo círculo eleitoral de Viseu.

Fátima Ferreira dos Santos, independente, 43 anos, professora, com mestrado em Educação Especial, é natural da Sobreira (Reigoso), mãe de 3 filhos. Foi tesoureira da Associação de Jovens da Freguesia de Reigoso (AJOR) e da União Musical Juventude e Amizade (UMJA). É catequista na paróquia de Reigoso. Foi representante dos encarregados de educação no Jardim de Infância da Sobreira e na EB1, das Benfeitas. É membro da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Destriz e Reigoso.

O Município de Oliveira de Frades foi desde o 25 de abril, gerido pelo PSD até 2017, tendo-se pautado por um acentuar da assimetria entre a sede do concelho e as freguesias, com o esvaziamento destas quer em população, quer em serviços, nomeadamente de educação, em detrimento da vila.

O atual executivo, que resultou de uma dissidência do PSD, gerou muitas espectativas na população do concelho, mas na verdade, traduziu-se, grosso modo, numa mão cheia de muito pouco ou quase nada.

Quando se exige reforçar a intervenção nas freguesias, nomeadamente ao nível da drenagem das águas pluviais, da limpeza das bermas e valetas, da manutenção da rede viária urbana e caminhos agrícolas e florestais, a Câmara Municipal caminhou a passos largos para o desmantelamento do estaleiro municipal.

Quando se exige a recolha do lixo de forma eficaz ,ajustada às necessidades das populações, privatiza-se o seu transporte, empurrando todas e quaisquer desculpas da sua ineficiência para a empresa.

Quando se exige reforçar o transporte público, este é reduzido, consideravelmente, fora dos períodos letivos, e suspenso com a pandemia, deixando as populações privadas do seu direito à mobilidade que compromete outros direitos constitucionais como é o caso da saúde.

Quando se exige uma boa rede de saneamento e respetivo tratamento das águas residuais, o Município de Oliveira de Frades continua a ter uma rede de saneamento do século passado, das piores a nível nacional.

Quando se exige repensar o território, após os grandes incêndios de 2017, povoando-o com espécies mais resilientes aos incêndios, os caminhos agrícolas e florestais encontram-se intransitáveis com eucaliptos e matos, acentuando a vulnerabilidade das populações.

A CDU tem provas dadas nas freguesias de Destriz e Reigoso, em Pinheiro e São João da Serra. Os órgãos municipais precisam de eleitos da CDU, uma força política marcada pelo Trabalho, Honestidade de Competência, que prima no país e em Oliveira de Frades por valorizar os serviços públicos, defender os trabalhadores, promover a qualidade de vida da população, dinamizar a produção local e o comércio tradicional, defender a agricultura familiar, garantir uma floresta que assegure a segurança das populações, assegurar o transporte público, lutar pela reposição das freguesias, preservar o ambiente e os ecossistemas, despoluir os rios e ribeiras, proteger os animais e toda a biodiversidade, assegurar a salubridade dos espaços públicos, apoiar a cultura, entre muitas outras intervenções.

Com a divulgação dos primeiros candidatos à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal, a CDU marca posição nestas eleições, apresentando-se como força portadora de uma alternativa para Oliveira de Frades, onde a qualidade de vida das populações, a assimetria do território e o ambiente são questões centrais.

Oliveira de Frades 24 de junho de 2021

A Coordenadora da CDU – Oliveira de Frades