No passado dia 9 reuniu, pela segunda vez, o Conselho Geral Transitório da Escola Secundária Latino Coelho, (a primeira reunião havia sido impugnada).

Este Organismo, que vem substituir a actual Assembleia de escola, resulta da mudança do regime da gestão das escolas públicas, imposto pela maioria do Governo PS, com o objectivo de acabar com a gestão Democrática e impor as escolas um capataz de nomeação política.

Se o princípio que criou este organismo já é profundamente negativo, ainda mais o é quando todo o seu funcionamento acaba por ser altamente condicionado pela política autárquica.

Este órgão tem como principais objectivos a elaboração do regulamento interno e a constituição do futuro Conselho Geral que irá nomear o todo-poderoso Director de escola; para tal, alem dos membros da comunidade escolar (alunos, professores, encarregados de educação e funcionários), é constituída ainda por três representantes da Autarquia e três representantes das forças vivas da cidade de Lamego.

Para o PCP a educação e o principal motor de desenvolvimento de qualquer sociedade, assim quando nos questionamos sobre as razões que impedem Lamego de se afirmar e progredir devíamos reflectir na forma como olhamos para o problema da educação; senão atente-se:

A Câmara Municipal designou como seus representantes a Vereadora da Educação, o Presidente da Junta de Freguesia de Almacave e uma Professora aposentada

Quanto à escolha da Srª. Vereadora da educação parece-nos perfeitamente natural e compreensível; já quanto aos outros representantes não nos parecem as melhores escolhas, particularmente o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Almacave, dado que neste momento não reúne condições para ser membro de um órgão de gestão de uma instituição transmissora de valores como sejam o respeito pelos compromissos assumidos, os valores Democráticos, o respeito por quem trabalha e uma boa gestão dos bens públicos. Quanto ao terceiro representante, não pondo em causa o seu valor pessoal, a verdade é que se trata apenas de uma comissária política dado não se conhecer qualquer ligação formal, por enquanto, à Câmara Municipal de Lamego.

Será que basta ser membro da Comissão Politica local do PSD para representar a Câmara Municipal?

Para o PCP, incompreensível e completamente desajustada, foi a escolha das forças vivas do Concelho que foram convidadas a integrarem este órgão:

Sr. Padre José Guedes, o Sr. Professor Orlando Lourenço e a Dra. Filomena Viegas. Sendo a Latino Coelho uma escola secundária cujos alunos prosseguem os estudos ou entram no mercado de trabalho, estranha-se que não tenham considerado as instituições com responsabilidades nas políticas de emprego e formação como sejam: Instituto de Emprego e Formação Profissional, Escola Superior de Gestão ou a Associação de Municípios do Douro Sul. Perante isto apenas nos resta questionar sobre quais os critérios que levaram a estas escolhas. Será que a educação tem de continuar subjugada a critérios exclusivamente políticos? Os nossos alunos agradeciam que não!!!