Decorreu no domingo, pelas 15 horas, na Casa da Cultura do Sátão, a inauguração oficial da exposição evocativa dos cem anos decorridos sobre o nascimento de uma figura incontornável da nossa história, Álvaro Cunhal.

Esta iniciativa contou com a presença da Sª Vereadora da Cultura, Dª Alzira Silva em representação da Câmara Municipal do Sátão, Filomena Pires da Comissão das Comemorações e Ângela Bártolo, membro da Comissão Concelhia do Sátão e da Direcção da Organização Regional de Viseu do Partido Comunista Português.

Até dia 14, quem visitar a sala de exposições, pode conhecer A VIDA, O PENSAMENTO E A LUTA DE ÁLVARO CUNHAL, ilustrada nas imagens e nos textos ali patentes, mas também visionar um vídeo, contemplar alguns Desenhos esboçados na prisão, conhecer obras literárias onde se expressa o pensamento da autoria do intelectual comunista.

As crianças das escolas do Agrupamento do Sátão, convidadas a deslocar-se a este espaço, poderão ouvir a leitura expressiva do conto “Os Barrigas e os Magriços” da autoria de Álvaro Cunhal, na voz de Ângela Bártolo.

Depois do Sátão será a vez de outros Concelhos de Viseu acolherem esta actividade, nomeadamente Armamar, Mangualde, Penalva do Castelo e Vila Nova de Paiva entre outros.