Imprimir
Categoria: Tondela

 

Está anunciado para amanhã, Terça-feira, o que até aqui eram rumores, quanto ao encerramento do Posto da GNR do Caramulo. A concretizar-se, esta decisão errada do Governo, lesará gravemente os interesses das populações serranas.

O Posto da GNR do Caramulo, tem tido a seu cargo uma vasta área territorial, abrangendo as freguesias da Serra do Concelho de Tondela, mais as freguesias de Varzielas e Arcas, pertencentes a Oliveira de Frades, sendo o seu funcionamento um garante mínimo de segurança para estas populações isoladas e distantes das sedes do Concelho.

Por mais argumentos que os responsáveis por esta decisão invoquem para justificar mais um encerramento de serviços públicos no Caramulo, não conseguem esconder que a razão de fundo é economicista, destinada a poupar uns míseros tostões, com total insensibilidade e falta de respeito pelo direito à segurança das populações serranas, que são, na sua maioria, idosas.

O Governo e os defensores do encerramento, alegam, que não se justifica a existência do Posto da GNR no Caramulo, porque a população tem diminuído. Foi já com este argumento perverso que reduziram os dias de atendimento na nossa Extensão de Saúde, que passaram a Estação dos CTT a Posto de Atendimento e se preparam agora para levar para outro lado a Escola EB2,3. Pela lógica destes decisores políticos, os pequenos núcleos populacionais não são merecedores de quaisquer serviços públicos. Por este andar, vão acabar por concentrar os serviços de saúde, a polícia, as escolas, as finanças, a segurança social só nas grandes cidades, desaparecendo o interior, as suas gentes, a sua cultura e a sua contribuição para a riqueza do País.

A população da Serra do Caramulo não deve aceitar mais este roubo. Ao contrário do encerramento, o que o Posto da GNR do Caramulo precisa é de mais efectivos e meios para cumprir com eficácia a sua missão de protecção de pessoas e bens. E se a sua área de jurisdição não é suficiente, que se considere o alargamento a novos territórios. Encerrar é que não!

O PCP, ao mesmo tempo que manifesta publicamente a sua solidariedade activa às populações, faz um apelo aos autarcas da área do Caramulo, para que redobrem esforços na sua luta pela manutenção do Posto da GNR, levando o Abaixo-assinado em circulação, a todas as casas e lugares.

Com a força das populações serranas, o PCP pensa que é possível fazer recuar o Governo na sua decisão de encerrar o Posto da GNR no Caramulo. Nesse sentido solicitámos ao nosso Grupo Parlamentar na Assembleia da República, que questione o novo Ministro da Administração Interna sobre as razões desta inconcebível decisão.

O PCP está, como sempre esteve, ao lado das populações na luta pelos serviços públicos para todos. O PCP, considera que o nosso País não está condenado a viver pior para satisfazer a gula da “troika” e dos senhores do dinheiro e por isso vai continuar a lutar pela elevação da qualidade de vida do nosso povo.

A Comissão Concelhia de Tondela do PCP

Caramulo, 19/07/2011