Imprimir
Categoria: Comissão Distrital da CDU

Solar dos Peixotos

No período de Antes da Ordem do Dia, Filomena Pires apresentou uma Saudação ao dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, que foi aprovada por unanimidade e uma recomendação à Câmara Municipal, para que continue a rejeitar a transferência de competências pelo Governo, na área da Educação.

Sobre a Informação do Presidente, a eleita da CDU, disse entre outras coisas que falta uma estratégia municipal integrada de construção de novas estruturas, que dotem o concelho de capacidade de resposta às necessidades de desenvolvimento desportivo e à promoção de eventos nacionais a partir de dinâmicas locais próprias. Viseu necessita há muito de um Centro Municipal de Desportos que acolha as mais variadas modalidades desportivas, que reúna condições para a realização em espaço coberto das diferentes modalidades de atletismo e que integre a imprescindível e permanentemente adiada construção de uma Piscina Olímpica, para uso público e treino e competição dos nadadores federados.

Sobre o pedido de autorização para a contratação de um empréstimo no valor de 8,5 milhões de euros, pela Câmara Municipal de Viseu, a CDU votou contra, pela nebulosidade que envolve os pressupostos invocados para o empréstimos e pela mudança qualitativa e substancial no cenário financeiro do município com um saldo negativo de 4 milhões de euros.

Sobre o Regulamento do Cemitério Municipal, a CDU pediu esclarecimentos sobre o conceito do Artigo 83º, alínea f), quando diz que é proibido “Realizar manifestações de carácter político”, no Cemitério. Por exemplo, as romagens republicanas aos cemitérios no 5 de Outubro, são uma “manifestação de carácter político”? Um caixão coberto com uma bandeira, que pode ser a do PCP, por vontade do defunto e consentimento da família, pode ser considerada uma “manifestação de carácter político”? Questionou sem obter resposta.

Filomena Pires 2019-07.jpg

Em anexo as intervenções da eleita da CDU, Filomena Pires, produzidas na Assembleia Municipal de Viseu, que hoje se realizou.

 

SAUDAÇÃO: Dia Internacional da Mulher

 

Ponto 1 – Informação do Presidente (28 de Fevereiro)

 

Ponto 2 – Pedido de Empréstimo

 

Ponto 3 – Regulamento do Cemitério Municipal

 

Viseu, 28 de Fevereiro de 20202

O Gabinete de Imprensa da CDU do Concelho de Viseu